Impressões da comunidade brasileira sobre a estrutura atual da Carta do Movimento

Como parte do programa de Embaixadores da Carta do Movimento, coordenei uma consulta à comunidade que cruzou elementos síncronos e assíncronos, tendo uma conversa online e um survey para recolher impressões da comunidade brasileira sobre o atual estado da Carta do Movimento (versão de abril de 2024).

A maioria dos consultados apontou que a estrutura atual da Carta é satisfatória, porém talvez curta demais para a grandiosa gama de assuntos que ela pretende tratar. Por exemplo, foi mencionado que o capítulo de Entidades ou Órgãos do Movimento (Movement Bodies em inglês) precisava ser maior, porque pretende dar conta de muitas entidades, que requerem mais detalhamento do que o apresentado na Carta.

Também foi apontado que há pontas soltas no que compete aos papéis e responsabilidades, e à relação entre a Fundação, o Conselho Global e as comunidades, principalmente quando o assunto são questões legais ou políticas globais. Como essas políticas vão ser permeadas dentro das comunidades? Como as obrigações legais serão cumpridas e quais são elas? Parece que há temáticas que precisariam de mais hiperlinks, mais documentos complementares e maiores descrições na Carta.

Muitos consideraram o tamanho atual da Carta pouco extenso em relação ao seu conteúdo, e também sugeriram que se faça um organograma na introdução, para facilitar a visualização da extensão e do encadeamento dos tópicos abordados na Carta.

Ainda, foi entendido que ela é um documento complexo e que é esperado que seja maior, tendo uma organização em mais tópicos, com um bom índice de navegação e até mesmo ordenados do tema mais prioritário até o menos prioritário. Para algumas pessoas, o estado atual do documento é confuso e pouco organizado, e foi reforçado o problema da tradução na versão em português brasileiro, já citada aqui.

Também foi apontado que, principalmente em relação ao debate do Conselho Global, muitas coisas estão sem resposta ou colocadas em pequenas notas de rodapé. Foi proposto que o Conselho Global fosse colocado como um capítulo em separado, para que tenha maior fôlego e espaço para histórico e motivações para sua criação, questões legais e questões de governança.

De modo geral, a estratégia de fazer um documento sucinto, objetivo e propositivo talvez não atenda à demanda do próprio Movimento Wikimedia por maiores debates e explicações, para além de notas curtas.

Com carinho,
Alebasi24
Embaixadora da Carta do Movimento

1 Like