No mês da Consciência Negra, evento de edição busca ampliar o conteúdo sobre negres na Wikipédia e em outros projetos de acesso aberto e gratuito

No mês de novembro, nada mais apropriado que ressaltar a importância e a efetividade da comemoração do Dia da Consciência Negra em resgatar a memória e reconhecer as pessoas negras da comunidade lusófona e demais, estimulando a curiosidade e o interesse através de um evento temático voltado à edição de conteúdo em projetos da Fundação Wikimedia.

O evento Mais Negres em Teoria da História na Wiki acontecerá entre 01 e 30 de novembro de forma virtual. A expectativa é que reúna pessoas de diferentes cantos da lusofonia, interessadas em contribuir para ampliar e melhorar a qualidade de verbetes biográficos, históricos e temáticos, assim como a correção de problemas estruturais na Wikipédia, no Wikiquote, no Wikidata e no Wikimedia Commons sobre questões raciais.

Para contribuir no fechamento dessas lacunas, ao longo do evento Mais Negres em Teoria da História na Wiki, a equipe do Projeto Mais, que organiza o evento, oferecerá oficinas de formação e empoderamento para usuáries novates, intermediáries e experientes. Além disso, promoverá um Webinário no dia 03 de novembro às 18h BRT com o professor de Educação das Relações-Étnico-Raciais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Marcello Assunção e a professora, wikimedista e membra do Grupo de Usuário do Wiki Movimento Brasil Adriane Batata para discutir a descolonização do saber e as epistemologias negras na Teoria da História e na Wikipédia. Todas as atividades são gratuitas e conferem certificado. A agenda de oficinas pode ser acessada na página oficial do evento.

Se você tem interesse em contribuir para a construção do conhecimento de qualidade com equidade em acesso aberto e em ampliar e melhorar o conteúdo sobre as epistemologias e a comunidade negra disponível na internet, construa conosco este evento.

Faça a sua inscrição no evento Mais Negres em Teoria da História Wiki: https://forms.gle/rN9tJG2ns7AyVgm88.

Siga o Facebook e Instagram, inscreva-se no canal do Youtube e acompanhe o Projeto!

2 Likes

@Danielly_Campos_Dias obrigada por compartilhar esta campanha e eventos de edição em língua portuguesa por aqui!

Uma dica: para divulgar o webinar do dia 03.11 às 18h, você pode editar a sua publicação e no botão de engrenagem de configuração escolher “evento”, inserindo assim uma linha no começo do seu texto que vai gerar o evento, permitindo com que as pessoas possam mostrar interesse e ativar um aviso!

Exemplo:

1 Like

Hi @Tochiprecious and @Zuz_WMF! As moderators maybe you can help? I’ve suggested Danielly to turn this pots into an event, but because of her user level she can’t even edit the post in general. The post mentions several events, but the main one being in 2 days and I thought it would be nice to advertise it in the event format. Thanks for your support!

2 Likes