Como construir uma Wikimedia mais aberta a novas pessoas contribuidoras

Este tópico é dedicado à continuação do debate iniciado na Wikicon Brasil 2022.

Algumas propostas foram sintetizadas coletivamente durante nossa discussão estratégica sobre as barreiras e caminhos da inclusão da diversidade humana na Wikipédia lusófona. Como podemos implementá-las?

Em síntese, foram elas:

  • Capacitação, sistematização e focalização da tutoria de pessoas novatas
  • Campanha de mapeamento das páginas de ajuda
  • Análises das diversas experiências e metas de inclusão de pessoas usuárias
3 Likes

¡Gracias por la reseña @Andi_Inácio!

Me gustaría conocer cuáles son las barreras más comunes que encuentra el novato en la Wikipedia en Portugués. Entiendo que desde hace años tienen desactivada la opción de edición a través de IPs, ¿creen que esto ha minado el número de novatos en la Wikipedia en Portugués o no ha tenido ningún efecto tangible?

3 Likes

A primeira barreira mais comum é a interface técnica e cultural que a comunidade estabelecida já está habituada a manejar, mas que as pessoas novatas se assustam quando entram em contato pela primeira vez. Junto a isso creio que há a prática de “gate-keeping” de usuários mais experientes, que por vezes (até mesmo sem perceber) “mordem os novatos”. Essa prática se acentua quando os atores envolvidos não fazem parte da demografia majoritária on-wiki, por exemplo, mulheres, pessoas LGBTIAP+, pessoas negras e de cor, etc, que parecem sofrer mais dessas sanções.

Agora, essa é uma ótima pergunta que você coloca. A comunidade lusófona, no geral, tende a apontar os efeitos positivos da proibição de IPs (maior controle do vandalismo, por exemplo), mas não sabemos como isso afeta a entrada de novatos.

(resposta atrasada, mas ainda em tempo)

3 Likes

Un article recent que és molt rellevant per aquesta discussió:

2 Likes